sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Uso prático do conhecimento 4

O uso prático do conhecimento mescla conhecimento acadêmico e conhecimento de vida. A conciliação entre os dois nos leva a melhor qualidade de vida da família. Os tempos mudam, os conceitos aperfeiçoam, as pessoas envelhecem, as demandas aparecem. Tudo esta em constante movimento. O que era primordial para uma sociedade antes, hoje pode tornar-se supérfluo, ou ser importante apenas para uma parcela da população. A universalidade dos valores afeta diretamente aos conceitos locais. A interatividade dos povos seja no cotidiano, sejam em eventos como a Copa do mundo, as Olimpíadas, premiações do Oscar ou do Grammy, movimentam os povos, influenciam comportamentos e apresentam alternativas interessantes. Comportamentos diversos à nossa cultura chamam a atenção e nos influenciam. Saber educar em uma sociedade múltipla é uma arte que aprendemos dia-a-dia, e que nunca dominaremos. É preciso ter a capacidade da mudança e a dinamicidade necessária para acompanhar a rotação do mundo. No caso dos pais e dos alunos, a velocidade é maior para alunos e filhos do que para educadores e pais. Saber respeitar as individualidades é fundamental para desenvolver um trabalho de qualidade. Surge então a questão: O que é um trabalho de qualidade? Existe um modelo, um parâmetro? Em minha modesta opinião, não! Recorro ao conceito do primeiro texto sobre o assunto, a teoria da desconstrução. Individualmente fazemos a leitura dos fatos, os desconstruímos e os reformulamos de acordo com nossas convicções pessoais. Se estamos certos ou errados só o tempo dirá. O importante é manter-se coerente com fala e o comportamento, pois é essa coerência que nos conota credibilidade. A reciclagem aparece como valor intrínseco ao processo educacional, tanto familiar quanto escolar. A incorporação de novas tecnologias, interagindo com métodos tradicionais, mostra que existem N possibilidades de se educar, tanto a nível escolar, quanto a nível familiar. A escola em tempo integral acaba fazendo a melhor ponte entre os “dois mundos”. Ela permite a adoção de bons valores para os alunos/filhos e procura eliminar o contato com valores perniciosos para os mesmos. A inserção no mercado de trabalho pode ser trabalhada de forma gradual e robusta por parte da escola em tempo integral. A quem interessa que permaneçamos como animais em um comportamento de manada? A quem interessa a massificação e a padronização de comportamentos e gostos? Este texto encontra- se publicado no blog http://trololochacalete.blogspot.com.br/.

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