segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Qual é o tamanho do seu mundo 1

O fundamento da nossa formação individual é a primeira infância. A ela se alia a nossa carga genetica e nos proporciona um esboço do que seremos. A primeira infância é um momento de intensa assimilação. Tudo é motivo de aprendizado. As primeiras refeições, o convívio familiar e, finalmente o foco deste texto, o tamanho do mundo. Imagine uma familia isolada, seja física, ou socialmente, que desenvolveu conceitos e valores imutaveis. Todos os membros desta família, por assimilação, terão os valores do patriarca e da matriarca desta família. Serão repetidos os valores de décadas atrás para as gerações futuras. Imagine então um patriarca e uma matriarca de valores familiares tribais, primitivos. Teremos então um esboço familiar da seguinte forma. A formação masculina de futuros homes provedores e lideres. A formacao de mulheres domesticas e cuidadoras formadoras do lar. Todo esse roteiro seria perfeito se a nossa genetica tivesse a exata nocao de sexualiade e do dualismo masculino feminino. Nossa carga genética obedece a uma aleatoriedade que foge ao escopo destes conceitos. Recebemos uma forte carga genetica de nosso pais e é com base nela que chegamos ao mundo. A partir deste recebimento começa o aprendizado pela observação e repetição. Na primeira infância esboçamos um individualismo que norteará a nossa vida. Se temos pais obtusos e plenamente fieis aos valores a eles dados em sua vida eles imporão esses valores aos filhos, tratando de mantê-los isolados do convivio social. Reduz-se ao maximo o mundo dos filhos para que não se crie questionamentos nem diferenças de procedimentos. O patriarca é o modelo masculino e a matriarca o modelo feminino, simples assim. Porém alguns aspectos sociais são e devem ser levados em consideração. A educação formal é um valor social obrigatorio desde sempre. Existe uma legislação que impõe, aos pais que a criança frequente a escola e ela passa a adquirir a educacao formal. O crescimento infantil leva ao questionamento, a convivência social leva ao questionamento, a convivência social leva ao questionamento e a analise da praxis de vida leva ao questionamento. O desenvolvimento corporal, a interatividade social, o desenvolvimento racional e o envelhecimento corporal levam ao desenvoovimento pessoal e coletivo. Manter os filhos isolados do mundo é uma estratégia primitiva de manutenção do poder matriarcal e patriarcal sobre os filhos. O sonho de todo pai ou mãe autoritário (a) é manter todo (a) filho (a) apenas sob seus/suas ordens e ensinamentos. Quando a familia encontra-se confinada os pais, sabedores da sua estagnação educacional/cultural tendem a desqualificar o novo. A falta de familiaridade com o jogo democratico, com o questionamento e com a praxis de décadas sem alterações cotidianas levam ao repudio do novo. Conflitos psicologicos podem surgir deste coflito entre o tradicional e o novo. Estamos diante da probabilidade do surgimento de adultos com problemas exatamente por essa repressao ao crescimento pessoal na primeira infancia. O autoritarismo e a represssao levam ao crescimento forcado e sem paixao. O amor verdadeiro advem da liberdade!

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