segunda-feira, 28 de julho de 2014

Uso prático do conhecimento 3

Dando seqüência às conjecturas da postagem anterior, seguimos projetando um mundo de informações totais e de diálogos francos. À medida que o educando/criança cresce, crescem suas curiosidades, surgem novas dúvidas e crescem suas demandas. Cabe ao trabalho conjunto entre educadores e pais ir suprindo as demandas oriundas do educando/criança e satisfazê-las de forma gradual. Estas dúvidas/questões farão crescer o pai e educador dedicado, poderão mostrar as deficiências deles fazendo com que as demandas do educando/criança sejam um bom motivo para o crescimento pessoal dos pais e profissional do educador. Esta última frase parte do pressuposto de uma frase da postagem anterior que diz: A humildade do reconhecimento não nos faz menores, A ARROGÂNCIA SIM É QUE NOS FAZ MEDIOCRES! A partir deste ponto já entramos na teoria da “Pirâmide de Maslow” “cantada em prosa e verso pelo autor deste texto, neste blog”. Não tenho gabarito acadêmico para mudar e/ou definir novas diretrizes educacionais, pois existiram, existem e estirão renomados e capacitados teórico/profissionais/pensadores para definir o dia-a-dia da sala de aula. Eu apenas penso em pequenas e significativas mudanças no cotidiano da escola:  Eliminação da chamada, o aluno chegando marcando a entrada e marcando a saída, ambas as marcações biométricas teriam um ganho significativo de tempo.  Eliminação do sinal entre as aulas substituindo-o com música a critério da escola.  Eliminação da postura fordista de linha de produção das carteiras, no cotidiano as carteiras deveriam ser posicionadas em circulo, onde todos vissem todos e todas as opiniões seriam socializadas no momento.  As formas de avaliação seriam democraticamente escolhidas pelos alunos e eles seriam estimulados a se desenvolverem em conteúdos nos quais demonstrarem melhores e maiores aptidões.  Toda sorte de participação seria bem-vinda.  O planejamento mínimo diário também seria estimulado para uma vida com menos atropelos.  Seriam desestimulados e combatidos todos e quais quer tipos de discriminação/preconceitos/violências.  Incluir-se-ia nos currículos de uma escola em tempo integral a educação financeira, a educação política e a sociologia em sentido prático. O que seria a sociologia em sentido prático? Voltada para a convivência com as diferenças religiosas, sexuais, étnicas, com as necessidades especiais e o estímulo à fraternidade. Novamente voltam as questões das postagens anteriores: A quem interessa que permaneçamos como animais em um comportamento de manada? A quem interessa a massificação e a padronização de comportamentos e gostos? Este texto encontra- se publicado no blog http://trololochacalete.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário: