sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Consumo 5

O diferencial entre o consumo das empresas e das pessoas está no enfoque que se dá aos sentimentos alimentados pelo consumo. Enquanto o consumidor consome de acordo com o que deseja ou de acordo com que lhes impõe a sociedade de consumo, as empresa trabalham na saciedade deste consumo. Enquanto o consumo individual é puramente emocional, o consumo empresarial é essencialmente técnico. Tanto pessoas como empresas consomem para a sua subsistência, as pessoas consomem para se divertir e as empresas investem na satisfação dos colaboradores. A austeridade financeira com relação aos custos garantem a ambos uma subsistência se atribulações. A responsabilidade social do consumo de ambos fazem a diferença na vida das pessoas, reitero que a correlação de todos os elementos econômicos trazem equilíbrio a tudo. As empresas tem renda maior e custos maiores. A responsabilidade de investimentos sociais e pagamentos de impostos fazem das empresas responsáveis pelo funcionamento eficaz da economia. A renda das empresas segue a um esquema semelhante ao das pessoas Y = CF + CV + I onde, Y é a renda, CF os custos fixos (insumos, mão-de-obra, impostos, etc.), CV os custos variáveis (serviços, impostos sazonais, imprevistos, etc.) e I o investimento (pesquisa, ampliação, treinamento de mão-de-obra, etc.). A empresa sempre será direcionada pela conduta de sua cúpula, se ela é uma empresa responsável e engajada, procura produzir sem agredir o planeta ou as pessoas, procura seguir a legislação vigente ela é questionadora das mazelas sociais. Se sua direção é individualista, voltada apenas para si mesma, quer o lucro a qualquer preço, esta empresa pode ter uma atuação bastante nociva à sociedade como um todo. Lucros abusivos, corrupção, desrespeito a colaboradores e clientes são elementos destes abusos. Normalmente esses abusos são coibidos por legislação pertinente que pode levar a empresa a grandes despesas, seja na forma de leis, seja na forma de propina paga. Enquanto as pessoas trabalham (ou deveriam trabalhar) para a satisfação própria, as empresas trabalham para um número maior de satisfações (direção, colaboradores e clientes).

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