sábado, 19 de fevereiro de 2011

Consumo 6

Somos orientados seguidamente pelos órgãos da imprensa sobre nossas responsabilidades enquanto cidadãos de que nosso consumo deve ser consciente, e que devemos usar energia limpa, reciclar o lixo, evitar o desperdício e acima de tudo procurar consumir de empresas politicamente corretas. O papel das empresas não é diferente. O consumo correto das empresas maximiza a qualidade de sua produção, minimizando seus custos. Devemos pensar o consumo das empresas, evidentemente resguardando as devidas particularidades,como o consumo individual “em grande escala”. Por exemplo, eu montei um escritório em casa, para ele comprei um pequeno grampeador que me serve muito bem. Uma grande empresa precisa grampear mais folhas e portanto de um grampeador maior, já uma empresa com pequenas filiais Precisaria do mesmo pequeno grampeador só que em maiores quantidades. Eu sei que o exemplo é tosco, mas tem sentido. Para que poupar energia se grande industria desperdiça energia e cobra a conta do consumidor através do preço? Quem já é inclinado a não observar estes detalhes dirá, "ah, vida é assim, por isso não faço a minha parte, uma andorinha não faz verão”. Será que faz mesmo a sua parte? Procurar consumir de empresas politicamente corretas faz parte, procurar empresas menos poluentes também faz parte. O consumo é maior do que simplesmente comprar, está ligado ao destino dos dejetos deste consumo, a sua satisfação enquanto consumidor (seja você indivíduo, empresa ou qualquer esfera de governo), o tamanho ótimo do seu consumo (se você desperdiça ou não) e o comprometimento com o coletivo.

2 comentários:

Unknown disse...

Engraçado esse post seu. Me trouxe boas memórias... Lendo ele, eu me lembrei da época em que eu ainda era um universitário, procurando temas para escrever a minha monografia, ou então algo sobre o que eu pudesse escrever, na forma de um artigo, para "contribuir com a comunidade acadêmica". E, ao mesmo tempo, me lembrei também de um amigo meu, que fez sua monografia justamente sobre a questão da liderança globalmente responsável (assunto que passa, em alguns pontos, por isso que você colocou - mas que é bem mais profundo). Como sou naturalmente atraído pelas finanças e mercado de capitais, ainda quero saber o quanto vale para uma empresa, em termos monetários, ações de marketing voltado para a responsabilidade social. Nem sei se é possível quantificar isso de forma simples, mesmo porque a subjetividade na percepção das pessoas acerca desse tipo de ação faz com que o próprio conceito de valor, em uma situação como essa, se torne algo extremamente volátil. Mas sei lá... Se eu conseguir fazer meu mestrado, talvez eu continue com isso.
Um grande abraço.

Trololo disse...

Fico feliz de que meu post leh remeta a recordações agradáveis pois admiro-lhe enquanto intelectual e preciso de seus pertinentes comentários.